SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Repertório Comportamental de tamanduás-bandeiras (Myrmecophaga tridactyla, Linnaeus 1758) em vida livre no Parque Nacional da Serra da Canastra, MG e em cativeiro no Zoológico de Curitiba, PR, BrasilInteração competitiva de Coragyps atratus (Bechstein, 1793) (Cathartiformes, Cathartidae) no uso de um recurso limitado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

ANDRIOLO, Artur  e  ZERBINI, Alexandre N.. Migração de baleias-jubarte: o que falta conhecer?. Rev. etol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 31-33. ISSN 1517-2805.

As baleias ocorrem em todos os oceanos do planeta e realizam migrações entre áreas de alimentação e reprodução. Determinar rotas e destinos migratórios é essencial para estabelecer planos de conservação e estratégias de gestão. A telemetria por satélite é um método muito eficiente para estudar o comportamento e os movimentos de animais. A baleia-jubarte se reproduz no litoral central e nordeste do Brasil, desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte. Investigando as hipóteses existentes sobre as possíveis rotas migratórias das baleias-jubarte, verificou-se que animais do Banco dos Abrolhos (16-18oS) adotam uma rota migratória relativamente retilínea e se alimentam ao sul da Convergência Antártica, em águas afastadas da costa a nordeste e leste da Georgia do Sul e das Ilhas Sandwich do Sul. Mesmo com os resultados já obtidos, ainda faz-se necessário realizar estudos adicionais para avaliar o uso do habitat nas áreas de reprodução e para verificar se os animais distribuídos em outras áreas do litoral do Brasil fazem uso das mesmas rotas migratórias e áreas de alimentação.

Palavras-chave : Baleia-jubarte; Comportamento; Migração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )