SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Competitive interaction of Coragyps atratus (Bechstein, 1793) (Cathartiformes, Cathartidae) in the use of a limited resourceBehavior of visitors in the Park of the Mariano Procópio Museum, Juiz de Fora, MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805

Abstract

DALMASO, Alice Copetti  and  CODENOTTI, Thais Leiroz. Comportamentos de hierarquia e dominância em grupos de bugios-ruivos, Alouatta guariba clamitans (Cabrera, 1940), em cativeiro. Rev. etol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 40-47. ISSN 1517-2805.

O estudo que segue foi realizado com dois grupos de bugios-ruivos (Alouatta guariba clamitans) em cativeiro, no Centro de Acolhimento de Primatas e Aves (PRIMAVES) com o objetivo de identificar comportamentos de hierarquia e dominância, através da quantificação e duração das condutas, comparando os dados obtidos com dados já descritos para o gênero Alouatta. Foram realizadas 172 horas de observação e a partir da quantificação das condutas catar (categoria social não-agonística), vocalizar (categoria social agonística), vigiar (categoria alerta) e comer (categoria alimentação). Ambos os grupos mostraram uma evidente dominância entre os indivíduos, com os machos juvenis apresentando certo grau de centralidade espacial, demonstrado através dos comportamentos de vocalização e vigiar. As fêmeas mostraram-se ativas nas funções de vigia e catação, evidenciando o seu importante papel na contribuição da estabilidade social, proporcionando ao grupo que vive em cativeiro uma relação apaziguadora entre os indivíduos.

Keywords : Bugio-ruivo; Alouatta guariba clamitans; Hierarquia; Dominância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )