SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Hierarchy and dominance behaviors in brown howler monkey groups Alouatta guariba clamitans (Cabrera, 1940) in captivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805

Abstract

ZAPPES, Camilah Antunes; TAVARES DE SOUZA, José Olímpio; MACHADO, Leonardo Lopes  and  PREZOTO, Fábio. Padrões comportamentais de visitantes na área do Parque do Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora, MG. Rev. etol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 48-54. ISSN 1517-2805.

Este estudo teve como objetivo identificar o comportamento dos visitantes frente aos animais mantidos na área do Parque do Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora, MG. O trabalho foi realizado nos meses de maio e junho de 2005. As observações foram feitas através da amostragem scan (n=1085) em três pontos, e os comportamentos classificados em cinco categorias: admirar, observar, alimentação, desinteresse e interação. Classificaram-se os visitantes em: indivíduo criança; indivíduo não criança; grupo composto por criança, grupo sem criança e grupo misto. O comportamento mais frequente foi a observação (n=301, 28%), seguido de admiração (n=259; 24%), desinteresse (n=248, 23%), interação (n=163, 14%) e alimentação (n=114, 11%). Crianças se interessam mais por observar e interagir com os animais do que indivíduos não crianças. Através do entendimento do comportamento de visitantes de áreas verdes é possível a elaboração de estratégias educativas.

Keywords : Comportamento humano; Visitantes; Animais cativos; Parques ecológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )