SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Comportamentos de hierarquia e dominância em grupos de bugios-ruivos, Alouatta guariba clamitans (Cabrera, 1940), em cativeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

ZAPPES, Camilah Antunes; TAVARES DE SOUZA, José Olímpio; MACHADO, Leonardo Lopes  e  PREZOTO, Fábio. Padrões comportamentais de visitantes na área do Parque do Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora, MG. Rev. etol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 48-54. ISSN 1517-2805.

Este estudo teve como objetivo identificar o comportamento dos visitantes frente aos animais mantidos na área do Parque do Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora, MG. O trabalho foi realizado nos meses de maio e junho de 2005. As observações foram feitas através da amostragem scan (n=1085) em três pontos, e os comportamentos classificados em cinco categorias: admirar, observar, alimentação, desinteresse e interação. Classificaram-se os visitantes em: indivíduo criança; indivíduo não criança; grupo composto por criança, grupo sem criança e grupo misto. O comportamento mais frequente foi a observação (n=301, 28%), seguido de admiração (n=259; 24%), desinteresse (n=248, 23%), interação (n=163, 14%) e alimentação (n=114, 11%). Crianças se interessam mais por observar e interagir com os animais do que indivíduos não crianças. Através do entendimento do comportamento de visitantes de áreas verdes é possível a elaboração de estratégias educativas.

Palavras-chave : Comportamento humano; Visitantes; Animais cativos; Parques ecológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )