SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Avaliação do bem-estar de um bugio (Alouatta caraya) cativo durante enriquecimento social e ambiental: indicadores comportamentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

FERREIRA, Rodrigo Lopes; CASTRO SILVA, Wendell de; VIEIRA, Vanessa Cristina  e  SOUZA SILVA, Marconi. Aspectos do comportamento e reprodução de Mastigoproctus brasilianus (Koch, 1843). Rev. etol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 3-11. ISSN 1517-2805.

A ordem Uropygi inclui aracnídeos sul tropicais predadores que apresentam pedipalpos raptoriais, um longo e multissegmentado pós-pigídio, e longo flagelo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o repertório comportamental de Mastigoproctus brasilianus (Koch 1843) em condições de laboratório, bem como descrever as diferentes formas de comportamentos envolvidos no ritual de acasalamento. Foram computados 25 atos comportamentais espontâneos. Os mesmos foram agrupados em 9 categorias que incluem: manter-se abrigado, permanecer imóvel, mover os apêndices sem deslocamento, extensão das pernas, limpar-se, mover-se com deslocamento (para frente ou para trás), cavar; se alimentar, "outras formas de comportamento" menos frequentes. As categorias de comportamentos diferiram entre os sexos e entre períodos de atividade. Os comportamentos dos machos diferem dos imaturos e das fêmeas adultas. O comportamento reprodutivo apresentado por M. brasilianus segue os padrões descritos para outras espécies.

Palavras-chave : Mastigoproctus; Uropygi; Neotrópicos; Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )