SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Aspects of the behavior and reproduction of Mastigoproctus brasilianus Koch, 1843, (Arachnida:Uropygi:Telyphonidae)Evaluation of the behavior of rats housed in boxes of different colors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805

Abstract

CHIQUITELLI NETO, Marcos et al. Avaliação do bem-estar de um bugio (Alouatta caraya) cativo durante enriquecimento social e ambiental: indicadores comportamentais. Rev. etol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 12-20. ISSN 1517-2805.

Animais em cativeiro tendem a viver em ambientes altamente previsíveis e estruturados onde raramente apresentam desafios do ambiente natural, e isso pode desencadear uma série de casos de extrema-respostas adaptativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o bem-estar de um bugio cativo após o enriquecimento social e ambiental, assim como analisar, durante cada tratamento, a interação com os enriquecimentos ao longo dos dias. Os resultados apontaram uma diminuição contínua da maioria dos comportamentos estereotipados e aumento na interação social em todas as fases de enriquecimento. Estes resultados mostraram que houve uma melhoria no bem-estar deste animal após a introdução da fêmea e do espelho.

Keywords : Estereotipia; Etologia; Estímulo ambiental; Primata.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )