SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Aspectos do comportamento e reprodução de Mastigoproctus brasilianus (Koch, 1843)Avaliação do comportamento de ratos alojados em caixas de cores diferentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

CHIQUITELLI NETO, Marcos et al. Avaliação do bem-estar de um bugio (Alouatta caraya) cativo durante enriquecimento social e ambiental: indicadores comportamentais. Rev. etol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 12-20. ISSN 1517-2805.

Animais em cativeiro tendem a viver em ambientes altamente previsíveis e estruturados onde raramente apresentam desafios do ambiente natural, e isso pode desencadear uma série de casos de extrema-respostas adaptativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o bem-estar de um bugio cativo após o enriquecimento social e ambiental, assim como analisar, durante cada tratamento, a interação com os enriquecimentos ao longo dos dias. Os resultados apontaram uma diminuição contínua da maioria dos comportamentos estereotipados e aumento na interação social em todas as fases de enriquecimento. Estes resultados mostraram que houve uma melhoria no bem-estar deste animal após a introdução da fêmea e do espelho.

Palavras-chave : Estereotipia; Etologia; Estímulo ambiental; Primata.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )