SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Avaliação do bem-estar de um bugio (Alouatta caraya) cativo durante enriquecimento social e ambiental: indicadores comportamentaisComportamento agregativo, preferência por sítio de repouso e variações diurnas de atividade em Bulimulus tenuissimus (d'Orbigny, 1835) (Mollusca, Bulimulidae) no Laboratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

MEZADRI, Telmo José et al. Avaliação do comportamento de ratos alojados em caixas de cores diferentes. Rev. etol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 21-26. ISSN 1517-2805.

A adequação do ambiente físico quanto aos hábitos da espécie em relação ao bem-estar animal e o refinamento das pesquisas, ultimamente vem ganhando importância investigativa. Com o objetivo de avaliar o comportamento de ratos alojados em caixas de diferentes cores, utilizaram-se 48 animais machos com 3 meses de idade divididos em seis grupos, sendo que três grupos foram alojados em caixas brancas e outros três em caixas pretas, durante 4 semanas. Empregando-se o labirinto em cruz elevado (LCE), os resultados mostraram maior tempo de permanência nos braços fechados dos animais alojados nas caixas brancas. No teste do campo aberto (CA), houve maior ambulação do grupo mantido em caixas pretas, e na esquiva inibitória, os dados indicaram um aumento significativo no tempo de permanência na plataforma do grupo alojado em caixas pretas. Assim, os animais alojados em gaiolas de cor preta apresentaram maior tendência exploratória (menor ansiedade) e melhor aprendizado.

Palavras-chave : Comportamento animal; Alojamento; Ratos Wistar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )