SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Avaliação do comportamento de ratos alojados em caixas de cores diferentesCondição sociossexual de uma população de pôneis da raça Brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

SILVA, Lidiane et al. Comportamento agregativo, preferência por sítio de repouso e variações diurnas de atividade em Bulimulus tenuissimus (d'Orbigny, 1835) (Mollusca, Bulimulidae) no Laboratório. Rev. etol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 27-33. ISSN 1517-2805.

O comportamento de moluscos terrestres é pouco estudado, apesar de representar uma ferramenta importante para a conservação ou controle desses animais. Desse modo, objetivou-se descrever o etograma básico de Bulimulus tenuissimus, verificar a ocorrência de comportamento agregativo e preferência por sítio de repouso. Para descrição do etograma, observaram-se grupos de 15 moluscos durante 24 horas, através do método de varredura a intervalos de 10 minutos. Para verificação do comportamento agregativo, outros 50 animais foram divididos em grupos de 10 e acondicionados em terrários plásticos previamente divididos em quadrantes. A agregação foi estabelecida pelo número de moluscos/quadrante, e a preferência por sítio de repouso, pelo número de moluscos em posições pré-determinadas. Confirmou-se o hábito noturno da espécie, sendo os atos comportamentais explorar e alimentar-se os mais frequentes. Não se observou a existência de comportamento agregativo, e a parede do terrário foi o sítio de repouso mais utilizado pelos moluscos.

Palavras-chave : Agregação; Molusco terrestre; Bulimulus tenuissimus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )