SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Comportamento agregativo, preferência por sítio de repouso e variações diurnas de atividade em Bulimulus tenuissimus (d'Orbigny, 1835) (Mollusca, Bulimulidae) no LaboratórioEtologia aplicada em bovinos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

TAROUCO, Adriana Kroef et al. Condição sociossexual de uma população de pôneis da raça Brasileira. Rev. etol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 34-44. ISSN 1517-2805.

A formação dos haréns em pôneis envolve variáveis como as concentrações plasmáticas de testosterona, a idade e a dominância entre garanhões. Os objetivos deste estudo foram verificar a estabilidade e a repetibilidade da composição dos haréns e as relações entre as concentrações plasmáticas de testosterona e a condição sociossexual dos reprodutores. A estabilidade dos haréns dependeu do status reprodutivo das fêmeas. A presença de éguas gestantes no harém levou a uma maior estabilidade, enquanto que as em estro, ao procurarem outros garanhões para serem cobertas, provocaram instabilidade. A condição de dominante do garanhão foi importante para a manutenção do número de éguas no seu harém. Todos os garanhões tiveram as suas concentrações plasmáticas médias de testosterona aumentadas, em média, 77,6%, quando foram expostos às éguas e quando formaram haréns (85,6%), enquanto que os do grupo de solteiros tiveram as concentrações mais baixas. Portanto, fatores envolvidos na formação e estabilidade dos haréns nas populações selvagens parecem também exercer influência nas domesticadas e, consequentemente, podem interferir no desempenho destes animais durante a estação reprodutiva.

Palavras-chave : Equinos; Harém; Estabilidade; Testosterona.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )