SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Respostas comportamentais do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum à estimulação por cloreto de amôniaEspecialização hemisférica cerebral e assimetraias comportamentais: o lado da cama tem gênero? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

KAISER, Silvane Krul; MARGARIDO, Teresa Cristina Castellano  e  FISCHER, Marta Luciane. Avaliação do comportamento de cutias Dasyprocta azarae e Dasyprocta leporina (Rodentia: Dasyproctidae) em cativeiro e semicativeiro em parques urbanos de Curitiba, Paraná, Brasil. Rev. etol. [online]. 2011, vol.10, n.2, pp. 68-82. ISSN 1517-2805.

O conhecimento do repertório comportamental de cutias cativas e livres é fundamental para o melhoramento de técnicas de manejo. Observações em cativeiro foram realizadas no criadouro científico de animais silvestres pertencente ao Museu de História Natural do Capão da Imbuia (MHNCI) e no Parque Municipal Passeio Público, enquanto observações em semicativeiro foram realizadas na área livre no MHNCI e no Parque Jardim Botânico. O etograma de Dasyprocta azarae (Lichtenstein, 1923) e Dasyprocta leporina (Linnaeus, 1758) foi realizado em 120 horas, caracterizando 78 atos comportamentais, quantificados em 96 horas através dos métodos animal focal e scan. As frequências foram analisadas através do teste do qui-quadrado, que revelou diferenças entre os ambientes. Nos semicativeiros, as frequências de alimentação, interações agonísticas, interações reprodutivas e comportamentos de cuidados parentais foram mais elevadas, indicando a disputa pelos recursos, reflexo na reprodução e cuidados com a prole. Em cativeiro, as frequências elevadas com comportamentos autodirigidos, atos exploratórios e relações entre coespecíficos sugerem a falta de estimulação, bem como a proximidade forçada entre os indivíduos. Portanto, existe uma diferenciação na frequência dos comportamentos exibidos, possivelmente devido às diferenças entre os ambientes, que podem estar relacionadas com as condições de manutenção dessas espécies.

Palavras-chave : Dasyprocta sp; etograma; cativeiro; padrão de atividade; bem-estar animal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )