SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Behavioral evaluation of captive and semi-captive agoutis Dasyprocta azarae and Dasyprocta leporina (Rodentia: Dasyprotidae), on urban parks of Curitiba, Paraná, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805

Abstract

HOSHINO, Katsumasa; CARAMASCHI, Sandro; CLAUDIA DA SILVA, Ana  and  MICHELAN, Lílian Daltro. Especialização hemisférica cerebral e assimetraias comportamentais: o lado da cama tem gênero?. Rev. etol. [online]. 2011, vol.10, n.2, pp. 83-91. ISSN 1517-2805.

Dados acerca do lado da cama onde as mulheres dormem foram coletados para subsidiar a validade de um projeto amplo para determinar se esta atividade é lateralizada. Informações a respeito do lado que ocupam na cama de casal, sua lateralidade manual, o tempo de convívio do casal e outros itens adicionais foram coletados em amostra de 229 mulheres com idades de 20 a 65 anos. As frequências totais de ocupação nos lados da cama se mostraram estatisticamente equivalentes, porém o lado esquerdo mostrou ser significantemente (Χ2 = 5,44, 1 g.l., p<0,05) mais escolhido (70%) nos casos em que a escolha foi feita espontaneamente (i.e, não determinada por fatores impositivos). Conclui-se que os dados indicam a validade da pesquisa proposta que se insere na linha de estudos dedicados à compreensão dos mecanismos de funcionamento do sistema nervoso central.

Keywords : Dominância lateral; Especialização hemisférica; Diferenças de gênero; Emoções.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )