SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Evidence of learning in the web construction of the spider Argiope Argentata (Araneae: Araneidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805

Abstract

BUENO, José Lino Oliveira; BERNARDES, Eduardo de Freitas  and  JUDICE-DAHER, Danielle Marcilio. O efeito da omissão de reforço no repertório de ratos com lesão no complexo basolateral e no núcleo central da amígdala. Rev. etol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 11-22. ISSN 1517-2805.

A omissão de reforço tem sido usada como procedimento de avaliação dos processos atencionais e motivacionais. Estudos mostram que a ativação de alguns núcleos da amígdala pode estar envolvida na modulação destes processos. O presente trabalho examinou os efeitos da omissão do reforço no repertório comportamental de ratos com lesões no núcleo central e complexo basolateral da amígdala, utilizando-se de esquemas de condicionamento clássico e reforçamento não-contingente. Cada prática constituía de um sinal sonoro de 20 segundos, sempre seguido da liberação de água, no 19º segundo. Nas sessões que envolviam omissão, a água era liberada em metade das práticas. Os resultados mostraram que todos os grupos responderam à omissão e somente o grupo Basolateral apresentou efeito na categoria "Levantar-se", no período após a omissão. Estes resultados apontam a necessidade de se considerar o envolvimento de uma rede neural mais complexa para avaliação destes efeitos.

Keywords : omissão de reforço; repertório comportamental; núcleo central da amígdala; complexo basolateral da amígdala.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )