SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O efeito da omissão de reforço no repertório de ratos com lesão no complexo basolateral e no núcleo central da amígdalaLimites e avanços possíveis do enriquecimento ambiental para animais silvestres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

NOGUEIRA, Selene Siqueira da Cunha  e  ADES, César. Evidência de aprendizagem na construção de teia na aranha Argiope Argentata (Araneae: Araneidae). Rev. etol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 23-36. ISSN 1517-2805.

Investigamos os efeitos de experiência passada na construção da teia da aranha Argiope argentata. As aranhas foram submetidas a períodos em suportes horizontais alternados por períodos de suportes verticais (condição controle). Os resultados revelaram melhora da primeira para a segunda teia vertical; desorganização do desempenho no primeiro contato com a condição horizontal; melhora do desempenho após sucessivas construções horizontais e finalmente melhor desempenho e menor latência de construção no segundo contato com a horizontal. Os resultados sugerem que a melhora, na condição de horizontalidade, decorre de uma mudança nos padrões iniciais da construção (feitura de amarras/quadro/raios) e apoiam a hipótese de que esta melhora seja um produto de experiência passada ou aprendizagem.

Palavras-chave : aranha orbitela; efeito gravitacional; ensaio e erro; experiência; construção de teia; flexibilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )