SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Limites e avanços possíveis do enriquecimento ambiental para animais silvestresNotas sobre o comportamento da aranha cleptoparasita Argyrodes elevatus (Theridiidae, Araneae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

CORAT, Clara et al. Os assobios do porquinho-da-índia: uma proposta ontogenetico-evolutiva. Rev. etol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 46-55. ISSN 1517-2805.

Quando separados de suas mães, filhotes de preás selvagens e domésticos emitem assobios agudos. Assobios também são emitidos apenas pela espécie doméstica em resposta a estímulos associados à presença de alimentos. Nós comparamos o assobio de isolamento (IS) emitido por filhotes separados de suas mães aos assobios para o tratador (TR) emitidos pelos mesmos indivíduos adultos em resposta a uma rotina de alimentação. Os resultados não revelaram diferenças na estrutura dos assobios IS e TR, mas mostraram mudança ontogenética ao longo do período. Os resultados são discutidos em relação aos mecanismos fisiológicos que controlam a emissão dos assobios e a origem evolutiva desta vocalização no repertório dos preás.

Palavras-chave : chamado de separação; assobio; domesticação; chamado associado ao alimento; comportamento parental; bioacústica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )