SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Os assobios do porquinho-da-índia: uma proposta ontogenetico-evolutivaAprendizagem associativa em fêmeas e machos de Anastrepha obliqua (Diptera, Tephritidae) com diferentes idades e estados nutricionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

SILVEIRA, Marco Cesar  e  JAPYASSU, Hilton F.. Notas sobre o comportamento da aranha cleptoparasita Argyrodes elevatus (Theridiidae, Araneae). Rev. etol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 56-67. ISSN 1517-2805.

O Cleptoparasitismo é um tipo de interação na qual um indivíduo rouba ou furta alimento adquirido por outro; aranhas da subfamília Argyrodinae (Theridiidae) podem apresentar esta estratégia. A fim de ampliar o conhecimento acerca deste curioso comportamento, descrevemos aqui as atividades empenhadas pela aranha cleptoparasita Argyrodes elevatus (Theridiidae) em teias de aranhas hospedeiras, em laboratório. Após a captura de presa por parte da aranha hospedeira, uma segunda presa era oferecida, de maneira que o cleptoparasita pudesse furtar a primeira enquanto a hospedeira capturava a segunda. Através deste método, observamos uma grande variedade de eventos, tais quais: furto e compartilhamento de presas capturadas, furto de ooteca e predação da aranha hospedeira, entre outros. Por fim, discutimos a flexibilidade do cleptoparasitismo em função do comportamento da aranha hospedeira e como pode ser explicada a alta variabilidade comportamental de Argyrodes elevatus.

Palavras-chave : cleptoparasitismo; comportamento; Argyrodes elevatus; Argyrodinae; Theridiidae.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )