SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Notes on the behavior of the kleptoparasitic spider Argyrodes Elevatus (Yheridiidae, Araneae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805

Abstract

CRESONI-PEREIRA, Carla; MEDEIROS-SANTANA, Luanda  and  ZUCOLOTO, Fernando Sérgio. Aprendizagem associativa em fêmeas e machos de Anastrepha obliqua (Diptera, Tephritidae) com diferentes idades e estados nutricionais. Rev. etol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 68-78. ISSN 1517-2805.

Adultos de moscas-das-frutas, Anastrepha obliqua, necessitam de fontes proteicas para promover a maturação sexual e produção de ovos. A aprendizagem pode ser um mecanismo para melhorar o comportamento de forrageamento na aquisição deste nutriente. Dentre as diferentes definições de aprendizagem uma delas a define como a aquisição de uma nova representação de informação neuronal e pode ser indiretamente observada através de seu efeito potencial no comportamento. No presente estudo, a ocorrência ou não de aprendizagem em fêmeas e machos de A. obliqua de diferentes idades e estados nutricionais foram observadas em relação à sacarose (carboidrato) e lêvedo de cerveja (fonte de proteína). A aprendizagem associativa para sacarose foi demonstrada em fêmeas e machos jovens e velhos somente quando privados de alimento por dois dias depois do período de experiência. Em relação ao lêvedo, a aprendizagem associativa foi demonstrada em fêmeas jovens e velhas, mas não nos machos.

Keywords : aprendizagem associativa; mosca-das-frutas; sacarose; proteína.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )