SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Notas sobre o comportamento da aranha cleptoparasita Argyrodes elevatus (Theridiidae, Araneae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

CRESONI-PEREIRA, Carla; MEDEIROS-SANTANA, Luanda  e  ZUCOLOTO, Fernando Sérgio. Aprendizagem associativa em fêmeas e machos de Anastrepha obliqua (Diptera, Tephritidae) com diferentes idades e estados nutricionais. Rev. etol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 68-78. ISSN 1517-2805.

Adultos de moscas-das-frutas, Anastrepha obliqua, necessitam de fontes proteicas para promover a maturação sexual e produção de ovos. A aprendizagem pode ser um mecanismo para melhorar o comportamento de forrageamento na aquisição deste nutriente. Dentre as diferentes definições de aprendizagem uma delas a define como a aquisição de uma nova representação de informação neuronal e pode ser indiretamente observada através de seu efeito potencial no comportamento. No presente estudo, a ocorrência ou não de aprendizagem em fêmeas e machos de A. obliqua de diferentes idades e estados nutricionais foram observadas em relação à sacarose (carboidrato) e lêvedo de cerveja (fonte de proteína). A aprendizagem associativa para sacarose foi demonstrada em fêmeas e machos jovens e velhos somente quando privados de alimento por dois dias depois do período de experiência. Em relação ao lêvedo, a aprendizagem associativa foi demonstrada em fêmeas jovens e velhas, mas não nos machos.

Palavras-chave : aprendizagem associativa; mosca-das-frutas; sacarose; proteína.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )