SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1-2How do Guiana dolphin (Sotalia guianensis), from the Cananéia estuary in State of São Paulo, use cerco-fixo fish traps in their fishing activities?Are dogs sensitive to the human's visual perspective and signs of attention when using a keyboard with arbitrary symbols to communicate? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805

Abstract

FERRAZ, Myrna Campos et al. The use of operant instrumental conditioning with positive reinforcement for collection of saliva from marmosets (Callithrix jacchus) for research purposes. Rev. etol. [online]. 2013, vol.12, n.1-2, pp. 25-28. ISSN 1517-2805.

Para que haja uma melhora no bem-estar de animais silvestres utilizados em pesquisa é necessário o emprego de técnicas que reduzam os efeitos estressantes, aos quais os animais são constantemente submetidos. Sabemos que o estresse pode ocasionar alterações fisiológicas podendo alterar os resultados de um experimento e que a cooperação voluntária obtida através do aprendizado pode minimizar sensações de ansiedade vivida por animais mantidos em laboratório. Sendo assim, a busca de métodos não-invasivos para a coleta de material biológico e exames laboratoriais é de grande importância. O objetivo do presente estudo foi condicionar um grupo de primatas Callithrix jacchus para coletas de saliva com finalidade de pesquisa. Para tanto utilizamos a técnica do condicionamento operante com auxílio instrumental e reforço positivo (recompensa) em 24 saguis adultos, de ambos os sexos. Segundo as condições deste estudo, o condicionamento para coleta de saliva foi realizado de forma satisfatória, rápida e eficiente demonstrando que a utilização do método de condicionamento instrumental com recompensa nesta espécie pode ser efetuado com sucesso.

Keywords : Callithrix jacchus; estresse; condicionamento; bem-estar; pesquisa.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License