SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1-2The use of operant instrumental conditioning with positive reinforcement for collection of saliva from marmosets (Callithrix jacchus) for research purposes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Etologia

Print version ISSN 1517-2805

Abstract

SAVALLI, Carine; RESENDE, Briseida Dôgo de  and  ADES, César. Are dogs sensitive to the human's visual perspective and signs of attention when using a keyboard with arbitrary symbols to communicate?. Rev. etol. [online]. 2013, vol.12, n.1-2, pp. 29-38. ISSN 1517-2805.

Este estudo investigou se cães levam em conta a direção da atenção e o campo visual do ser humano quando se comunicam por meio de um teclado com lexigramas. Para tanto, duas cadelas, Sofia e Laila, foram submetidas a uma situação em que podiam escolher entre dois teclados, um deles visível e outro não-visível sob a perspectiva do experimentador. Em um experimento, diferentes barreiras foram posicionadas de tal forma a bloquear a visibilidade do experimentador a um dos teclados, e, em outro, experimento manipulamos os sinais de atenção do ser humano, como orientação corporal e visibilidade dos olhos. Sofia e Laila preferiram consistentemente usar o teclado que estava dentro do campo visual do ser humano. A escolha de Laila também foi influenciada pela orientação corporal do ser humano. Os resultados sugerem que as duas são sensíveis ao acesso visual do ser humano ao teclado quando elas o usam para pedir comida.

Keywords : Comunicação cão-ser humano; teclado; atenção; campo visual.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License