SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Effects of variations of osmolarity on behavior in Leptodactylus macrosternum Miranda-Ribeiro, 1926 (Leptodactylidae, Anura, Amphibia)¿Pueden los perros domésticos (Canis lupus familiaris) reconocer expresiones emocionales humanas? Una revisión crítica de las evidencias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

SANTOS, Marina Nogueira dos; DUARTE, Marina Henriques Lage  e  YOUNG, Robert John. Behavioural and ecological aspects of black tufted-ear marmosets, Callithrix penicillata (Geoffroy, 1812) (Primates: Callitrichidae) in a semi-urban environment. Rev. etol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 37-46. ISSN 1517-2805.

O mico-estrela (Callithrix penicillata) é uma pequena espécie de primata neotropical que vive em vários tipos de ambientes como Cerrado e Mata Atlântica, podendo também ocupar áreas urbanas. Pesquisas já mostraram que a disponibilidade de recurso alimentar afeta a área de vida, o tamanho de grupo e o comportamento da espécie na natureza. Os objetivos deste estudo foram investigar o comportamento do mico-estrela em um ambiente urbanizado e a influência de recurso alimentar (estimado) na área de vida e na densidade populacional. O estudo foi realizado por meio de observações diretas (84 horas) com quatro grupos de mico-estrela vivendo nas dependências do zoológico de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os resultados mostraram que apesar de viverem em ambiente urbano, estes micos tem áreas de vida (2,85ha), tamanhos dos grupos (média=5,7 indivíduos) e densidades populacionais (2,19 ind/ha) parecidos com os valores obtidos para a espécie nativa. Os animais estudados, passaram a maior parte do dia se deslocando (22,45%), descansando (16,58%), inativos alertas (14,95%) e alimentando-se (6,74%). Estes resultados mostram que o padrão de atividade e o repertório comportamental exibidos pelos animais deste estudo são similares aos apresentados na natureza e portanto, evidenciam a capacidade de adaptação da espécie em ambientes antrópicos.

Palavras-chave : Urbanização; comportamento; mico-estrela; Callithrix penicillata; área de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License