SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Práticas de adoções caninas: um estudo documental comparativo entre instituições latino-americanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

OLIVEIRA, Helon Simões; SOUZA, Dauana Rita de Alcântara  e  SILVA, Maria Nei da. Etograma do Carcará (Caracara Plancus, Miller, 1777) (Aves, Falconidae), em cativeiro. Rev. etol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 1-9. ISSN 1517-2805.

Neste trabalho foi elaborado um etograma com base em observações comportamentais de seis carcarás (Caracara plancus), sendo quatro fêmeas e dois machos em cativeiro. As observações ocorreram no Parque dos Falcões localizado na Serra de Itabaiana, Rio das Pedras, SE. A identificação dos comportamentos foi realizada através do método ad libitum, com 12 horas diárias de observação (5 às 17h) totalizando 96 horas de esforço amostral. Posteriormente foram realizadas observações por meio do método animal-focal, para o registro das frequências e duração dos comportamentos, que resultou em um total de 70 horas de esforço amostral. Durante a pesquisa foram observados e descritos 25 estados comportamentais agrupados em cinco categorias. Receberam uma descrição detalhada com esquematização, sendo os comportamentos de descanso os mais expressivos.

Palavras-chave : Caracara plancus; carcará; cativeiro; comportamentos; etograma.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License