SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Etograma do Carcará (Caracara Plancus, Miller, 1777) (Aves, Falconidae), em cativeiroSpontaneous approach and apparent play solicitation by a young free-living tayra Eira barbara (Carnivora: Mustelidae) in responseto the observer's presence índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

CUNHA, Juliana Gomes da  e  GARCIA, Agnaldo. Práticas de adoções caninas: um estudo documental comparativo entre instituições latino-americanas. Rev. etol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 10-24. ISSN 1517-2805.

São escassos os estudos que tratam de adoções caninas por humanos, ainda que pareça crescente o interesse de estudiosos pelo relacionamento entre essas espécies. Nesse sentido, nosso objetivo foi ampliar o debate comparando práticas de equipes envolvidas em adoções caninas de três países latino-americanos: Brasil, México e Argentina. Para isso, analisamos documentos de internet por meio do uso de informações extraídas de cinco sites de equipes de cada país. Os dados foram divididos em oito "pontos de análise", sendo então descritos e analisados. Observamos muitas semelhanças entre as práticas dos três países, sugerindo que um movimento de preservação da vida canina é compartilhado, ao menos em parte, na realidade latino-americana. Os princípios e missões mostraram-se voltados à questão dos direitos dos animais e seu bem-estar, carecendo de maiores investigações em relação aos cães. Assinalamos a possibilidade de ampliação do estudo, por meio da inclusão de dados de outros países e regiões.

Palavras-chave : Adoção canina; relacionamento entre espécies; bem-estar animal; cães; humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License