SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Tratamento do jogar patológico e prevenção de recaída índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

FALCONE, Eliane. A avaliação de um programa de treinamento da empatia com universitários. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 1999, vol.1, n.1, pp. 23-32. ISSN 1517-5545.

Este estudo avaliou a eficácia de um Programa de Treinamento da Empatia (PTE) no desenvolvimento do comportamento empático de estudantes universitários. Foram designados, randomicamente, dez sujeitos (três do sexo masculino e sete do sexo feminino) para o grupo experimental e sete sujeitos (quatro do sexo masculino e três do sexo feminino) para o grupo controle. Os sujeitos foram filmados em situações de jogos de papéis, antes e depois do treinamento, com follow up de 30 dias. Os conteúdos verbal e não-verbal de seus comportamentos foram avaliados por seis juizes previamente treinados e cegos para ambos os grupos. O PTE foi realizado em 11 encontros de duas horas. Os testes t de Student e Mann-Whitney revelaram mudança significativa entre os sujeitos experimentais em relação aos sujeitos controle, na comunicação verbal e em quatro dos 12 aspectos da comunicação não-verbal.

Palabras clave : Treinamento da empatia; Empatia e comunicação; Habilidades sociais; Empatia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués