SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1A avaliação de um programa de treinamento da empatia com universitáriosGrupo de sala de espera em ambulatório de doença falciforme índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

BANACO, Roberto Alves. Tratamento do jogar patológico e prevenção de recaída. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 1999, vol.1, n.1, pp. 33-40. ISSN 1517-5545.

O comportamento de jogar tem sido classificado como patológico dentro de determinadas condições e tem sido comparado a disfunções ligadas ao controle de impulso. Desta forma, a utilização de procedimentos semelhantes a essas disfunções tem sido proposta como tratamento terapêutico. Uma proposta de possíveis relações funcionais envolvidas no problema é apresentada: condicionamento clássico; intermitência de reforçamento positivo; respostas de fuga de estados internos desconfortáveis; dinheiro enquanto reforçador generalizado pode ter papel acessório. São analisadas ainda algumas propostas terapêuticas: envolver a família no processo terapêutico; aplicar o procedimento de aproximações sucessivas para obtenção do controle sobre o jogar e técnicas de prevenção de recaída.

Palavras-chave : Jogar patológico; Prevenção da recaída; Análise funcional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português