SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Tratamento do jogar patológico e prevenção de recaídaO reforçamento na biologia evolucionária atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

SANTOS, Ana Rita Ribeiro dos  e  MIYAZAKI, Maria Cristina de Oliveira. Grupo de sala de espera em ambulatório de doença falciforme. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 1999, vol.1, n.1, pp. 41-48. ISSN 1517-5545.

A literatura psicológica sobre a doença falciforme sugere problemas emocionais em seus portadores atribuídas às condições decorrentes da doença. A forma de tratamento e as ocorrências clínicas da doença dificultam adaptação à escola e favorecem a superproteção familiar. As estratégias de enfrentamento da doença são importantes para diminuir os problemas, evitar diminuição de consultas médicas e hospitalizações e controle dos episódios de dor. Utilizando a sala de espera como local para ensinar as crianças e seus pais, foram construídos, por equipe multidisciplinar, cadernos de atividades para as crianças, manual para pais e professores. Espera-se com a informação aumentar a adesão a tratamento.

Palavras-chave : Anemia falciforme; Adesão a tratamento; Trabalho multidisciplinar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português