SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Grupo de sala de espera em ambulatório de doença falciformeO modelo da equivalência de estímulos na análise de distúrbios de ansiedade: os efeitos da história experimental e da qualidade de estímulos em sujeitos ansiosos e não-ansiosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

GALVAO, Olavo F.. O reforçamento na biologia evolucionária atual. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 1999, vol.1, n.1, pp. 49-56. ISSN 1517-5545.

O texto pretende apresentar para os analistas do comportamento a justificativa e os fundamentos da abordagem biocomportamental. A evolução das teorias científicas envolve amiúde a superação de dicotomias e a demonstração de consistência com análises em diferentes níveis. A teoria do reforço, fundada na dicotomia operante-respondente, e a relação entre análise do comportamento e processos neurofisiológicos são revistas pela abordagem biocomportamental, que se baseia no princípio unificado de reforçamento, proposto a partir da interpretação de evidências experimentais bioquímicas, anatômicas e fisiológicas de que o reforçamento envolve o aumento da eficácia sinóptica e a formação de redes neurais correspondentes ao fortalecimento de relações ambiente-comportamento.

Palavras-chave : Reforçamento; Plasticidade neural; Selecionismo; Abordagem biocomportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português