SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1O que e um skinneriano?: Uma reflexão sobre mestres, discípulos e influência intelectualCognição: contato com contingências e regras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

TEIXEIRA, Adélia Maria Santos. Ética profissional: fatos e possibilidades. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 1999, vol.1, n.1, pp. 75-81. ISSN 1517-5545.

A questão da ética profissional em Psicologia é discutida a partir de uma tentativa de análise comportamental de alguns enunciados verbais sobre moral e ética. A dissociação entre o "dizer" e o "fazer" éticos e a complexidade envolvida na assimilação de contingências sociais, regras ou leis são destacadas. Algumas situações circunscritas ao meio acadêmico e aos diversos campos de atuação do psicólogo são mencionadas como suscetíveis de questionamentos éticos. O reconhecimento e a atribuição de direitos são apontados como bases para o desenvolvimento de comportamento éticos e para a superação da dissociação entre o "dizer" e o "fazer" éticos.

Palavras-chave : Ética profissional; Psicologia e Direitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português