SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Procrastinação: descrição de comportamentos de estudantes e transeuntes de uma capital brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

STARLING, Roosevelt R.. Observação direta e medidas do comportamento verbal nas investigações da enfermidade: um estudo piloto. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 1999, vol.1, n.2, pp. 107-124. ISSN 1517-5545.

Considerando ser o comportamento verbal o de maior freqüência e visibilidade no paciente acamado, este estudo visa explorar a utilidade de uma nova abordagem metodológica para o tratamento destas variáveis. Um total de 763 conteúdos verbais emitidos por 10 pacientes pós-cirúrgicos (PPC), seis mulheres (idade 35,5 ± 6,5 anos) e quatro homens (idade 42,5 ± 8,7 anos) foram registrados através de observação direta, não invasiva e organizados em um catálogo de comportamentos. Os dados foram submetidos a uma descrição quantitativa em cinco agregados para testar o potencial desta metodologia. Pacientes com experiência cirúrgica anterior e/ou outros diagnósticos de doenças médicas indicaram melhor desempenho no funcionamento social e pessoal e menor sensibilidade aos efeitos das variáveis clínicas, independente do sexo. Encontrou-se uma forte relação entre a sensitização à discriminação de sinais corporais e a demanda de enfermagem (r = + 0,632). A dor pós-cirúrgica indica ser o principal impedimento na recuperação do funcionamento pessoal (r = - 0,611) e social ( r = - 0,492). Essas e outras indicações são exploradas à luz do manejo clínico do PPC. Esses achados são discutidos em comparação com resultados derivados de outros métodos e abordagens. Limitações metodológicas e sugestões para investigações posteriores são sugeridas. Os resultados indicam a utilidade desta metodologia como um potente instrumento para o estudo da enfermidade.

Palavras-chave : cirurgia; medicina do comportamento; psicologia hospitalar; comportamento verbal; observação direta e medida do comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )