SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Observação direta e medidas do comportamento verbal nas investigações da enfermidade: um estudo pilotoO acesso a eventos encobertos na prática clínica: um fim ou um meio? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ENUMO, Sônia Regina Fiorim  e  KERBAUY, Rachel Rodrigues. Procrastinação: descrição de comportamentos de estudantes e transeuntes de uma capital brasileira. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 1999, vol.1, n.2, pp. 125-133. ISSN 1517-5545.

Adiar tarefas e decisões é frequente entre brasileiros, mas há poucos estudos no país. Para caracterizar a procrastinação em Vitória/ES, foram aplicados questionários abordando o conceito, o comportamento de adiar e suas conseqüências, em 50 transeuntes e 22 estudantes de Psicologia. Como medida objetiva, os transeuntes receberam um envelope selado e subscritado contendo folha para assinalar três respostas possíveis e devolver entre 7 e 1l5 dias. Os dados mostram que a maioria das pessoas costuma procrastinar. O conceito baseia-se no "tempo"- deixar para depois ou atrasar o início de tarefas diversas como: afazeres domésticos, estudar, ir ao médico e dentista. Há pessoas que se sentem mal, irritadas e culpadas por adiar, enquanto outras relatam não sentir nada ou alívio, dependendo da tarefa. Não conseguem explicar seu comportamento e o atribuem à "preguiça" ou ao desprazer. Devolveram 54% dos envelopes. As diferenças entre amostras e faixas etárias indicam a necessidade de dados específicos para propor medidas de intervenção educacional ou clínica.

Palavras-chave : procrastinação na vida diária; adiamento de tarefas; idade e procrastinação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )