SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Satisfação conjugal de casais com filhos portadores de deformidades faciaisTerapia comportamental e análise funcional da relação terapêutica: estratégias clínicas para lidar com comportamento de esquiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MATOS, Maria Amélia. Controle de estímulo condicional, formação de classes conceituais e comportamentos cognitivos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 1999, vol.1, n.2, pp. 159-178. ISSN 1517-5545.

O trabalho consiste numa breve revisão dos principais conceitos, procedimentos e resultados na área de controle do comportamento por estímulos condicionais, voltando-se principalmente para aqueles pertinentes ao estudo de relações emergentes de estímulos equivalentes. A pertinência desses conceitos e procedimentos para o estudo de fenômenos comportamentais complexos, como a formação de classes conceituais, é discutida. Contribuições da área para entender processos de aquisição da linguagem, para desenvolver procedimento de acesso a encobertos, e para estudar interações respondente-operante, são descritas. Algumas distinções entre uma abordagem comportamental e uma abordagem mentalista a essas questões são apontadas.

Palavras-chave : controle de estímulo; discriminações condicionais; relações de equivalência; classes de estímulo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )