SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Effect of differential reinforcement of a response class and generalization to another class under instructional control of a mand author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

WIELENSKA, Regina Christina. A investigação de alguns aspectos da relação terapeuta-cliente em sessões de supervisão. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2000, vol.2, n.1, pp. 09-19. ISSN 1517-5545.

Um procedimento não-convencional para supervisão da prática clínica comportamental foi adotado ao longo de cinco sessões, visando a coleta de dados sobre fatores de controle do comportamento dos participantes da relação terapeuta-cliente. A análise de relatos verbais emitidos na supervisão, pelo terapeuta, sobre seus atendimentos, permitiu identificar que seu comportamento nas sessões foi controlado pelo comportamento do cliente e também por variáveis geradas em outros contextos. O supervisor, ao assumir estratégias específicas visando aumentar o controle de variáveis, foi responsável por direcionar a coleta e análise dos dados. Discute-se, também, a generalidade dos dados e a possibilidade de aplicação do procedimento em pesquisas e supervisão clínica.

Keywords : supervisão; terapia comportamental; variáveis de controle; relação terapêutica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )