SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1A investigação de alguns aspectos da relação terapeuta-cliente em sessões de supervisãoRedução de peso: identificação de variáveis e elaboração de procedimentos com uma população de baixa renda e escolaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

SIMONASSI, Lorismario Ernesto; BORGES, Flávio da Siiva  e  LOJA, Bianca de Oliveira B.. Efeito do reforçamento diferencial de ima classe de resposta e generalização para outra classe sob controle instraclonal de um mando. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2000, vol.2, n.1, pp. 21-29. ISSN 1517-5545.

Este estudo teve como objetivos: 1. Analisar a discriminação da classe de respostas tocar, e a generalização para outra classe de respostas sob o controle de antecedentes verbais. 2. Avaliar o efeito do reforço sobre duas classes de respostas, uma de tocar nomes de animais e outra escrever palavras. Participaram desta pesquisa 05 universitários, que foram expostos ao procedimento dividido em três fases: linha de base, treino e extinção. Após o treino e extinção da resposta de tocar nomes de animais, os participantes recebiam um mando "escreva 10 palavras". Os resultados demonstraram para4 dos participantes, que os efeitos do reforçamento de uma classe de respostas, se estenderam a uma outra classe sob controle instrucional. Verificou-se que os efeitos do reforço alteraram o controle do mando tornando-o preciso ou impreciso para resposta de escrever. A distinção entre respostas verbais e não verbais é abordada com base nos resultados deste experimento.

Palavras-chave : reforçamento diferencial; controle instrucional; mandos; comportamento verbal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )