SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Effect of differential reinforcement of a response class and generalization to another class under instructional control of a mandA proposal for intervention in sport psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

HELLER, Denise Cerqueira Leite  and  KERBAUY, Rachel Rodrigues. Redução de peso: identificação de variáveis e elaboração de procedimentos com uma população de baixa renda e escolaridade. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2000, vol.2, n.1, pp. 31-52. ISSN 1517-5545.

O objetivo deste estudo foi identificai" variáveis controladoras do peso em oito mulheres obesas submetidas a um programa comportamental para eliminar peso. O programa foi dividido em duas etapas. A primeira consistiu de um programa básico de autocontrole do comportamento alimentar cuja duração foi de sete meses, com 24 sessões, sendo a primeira individual e as restantes em grupo. A segunda etapa visou auxiliar a aquisição e/ou manutenção de desempenhos anteriormente exigidos com duração de 12 meses, num total de 15 sessões em grupo. Em ambas as etapas, a partir do relato dos participantes, identificavam-se variáveis controladoras da perda, manutenção e aumento de peso. Observou-se perda de peso nas duas etapas sendo a perda média para o grupo na primeira etapa de 9.800 gramas e na segunda de 8.000 gramas. O índice de excesso de peso diminuiu em pelo menos 24% para todos os sujeitos. Observou-se modificação do comportamento alimentar de todos os participantes relativamente a horário e local para as refeições, velocidade de mastigação e balanceamento dietético. Observou-se também aumento da atividade física para sete dos oito participantes. Discute-se as dificuldades individuais no processo de perda de peso e aquisição de hábitos saudáveis.

Keywords : obesidade; autocontrole; terapia comportamental; população de baixa renda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )