SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Efeito do reforçamento diferencial de ima classe de resposta e generalização para outra classe sob controle instraclonal de um mandoProposta de intervenção em psicologia do esporte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

HELLER, Denise Cerqueira Leite  y  KERBAUY, Rachel Rodrigues. Redução de peso: identificação de variáveis e elaboração de procedimentos com uma população de baixa renda e escolaridade. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2000, vol.2, n.1, pp. 31-52. ISSN 1517-5545.

O objetivo deste estudo foi identificai" variáveis controladoras do peso em oito mulheres obesas submetidas a um programa comportamental para eliminar peso. O programa foi dividido em duas etapas. A primeira consistiu de um programa básico de autocontrole do comportamento alimentar cuja duração foi de sete meses, com 24 sessões, sendo a primeira individual e as restantes em grupo. A segunda etapa visou auxiliar a aquisição e/ou manutenção de desempenhos anteriormente exigidos com duração de 12 meses, num total de 15 sessões em grupo. Em ambas as etapas, a partir do relato dos participantes, identificavam-se variáveis controladoras da perda, manutenção e aumento de peso. Observou-se perda de peso nas duas etapas sendo a perda média para o grupo na primeira etapa de 9.800 gramas e na segunda de 8.000 gramas. O índice de excesso de peso diminuiu em pelo menos 24% para todos os sujeitos. Observou-se modificação do comportamento alimentar de todos os participantes relativamente a horário e local para as refeições, velocidade de mastigação e balanceamento dietético. Observou-se também aumento da atividade física para sete dos oito participantes. Discute-se as dificuldades individuais no processo de perda de peso e aquisição de hábitos saudáveis.

Palabras clave : obesidade; autocontrole; terapia comportamental; população de baixa renda.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )