SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Redução de peso: identificação de variáveis e elaboração de procedimentos com uma população de baixa renda e escolaridadeReforçamento condicionado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

SCALA, Cristiana Tieppo. Proposta de intervenção em psicologia do esporte. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2000, vol.2, n.1, pp. 53-59. ISSN 1517-5545.

Em Psicologia do Esporte, existem muitas dúvidas de como trabalhar. Não há consenso, mas maneiras diferentes de intervir. Este artigo propõe um trabalho desenvolvido através de programas de treinamento, que buscam a melhora de desempenho esportivo. O programa se baseia nas técnicas mais encontradas na literatura, que comprovaram ser efetivas. Estas técnicas são: prática encoberta ou treino mental, auto-fala, relaxamento e estabelecimento de metas. A vantagem de trabalhar com programas é que as técnicas, quando combinadas têm melhor efeito do que quando usadas isoladamente. Além disto, os programas trabalham com tempo e custo determinados, o que facilita sua introdução ao treinamento do atleta e aumenta a possibilidade de realização do trabalho para equipes que se reúnem apenas para competições.

Palabras clave : psicologia do esporte; prática encoberta; relaxamento; auto-fala; estabelecimento de metas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )