SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Bases filosóficas da noção de relação funcionaRelato e registro da dor na mama sua relação com variáveis ambientais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

SILVA, Antônio Sousa e  e  BANACO, Roberto Alves. Investigação dos efeitos do reforçamento, na sessão terapêutica, sobre três classes de respostas verbais do cliente. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2000, vol.2, n.2, pp. 123-136. ISSN 1517-5545.

Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do reforçamento, na sessão terapêutica. Os participantes da pesquisa foram uma terapeuta comportamental (que recebeu treinamento e instrução sobre os procedimentos experimentais a serem adotados por ela em cada uma das quatro fases da pesquisa) e um cliente em início do processo terapêutico. Tomou-se como material para análise, dados referentes a onze sessões de atendimento com duração de cinqüenta minutos cada sessão. As sessões foram registradas em áudio e vídeo pela própria terapeuta. Dessas onze sessões, as duas primeiras foram utilizadas para a Fase Experimental I (Linha de Base), e três sessões consecutivas para cada uma das Fases Experimentais seguintes (II - reforçamento de relatos de eventos privados, III - reforçamento de relatos de relações entre eventos privados e variáveis externas, e IV - reforçamento de relatos de relações entre eventos ambientais e respostas abertas). Os resultados indicaram que o comportamento verbal é sensível ao reforçamento também em situação clínica, que é possível numa situação clínica levar o cliente a responder (relatar), segundo uma concepção de comportamento como produto de relações ambientais e que diferentes classes de verbalização do cliente podem ser modeladas. Este estudo possibilitou ainda a proposição de uma metodologia de análise da interação verbal entre terapeuta e cliente numa situação clínica típica, enfatizando a modelagem do comportamento verbal do cliente.

Palavras-chave : behaviorismo radical; terapia comportamental; comportamento verbal; reforçamento e modelagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )