SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Investigação dos efeitos do reforçamento, na sessão terapêutica, sobre três classes de respostas verbais do clienteAderência ao tratamento em fóbicos sociais: um estudo qualitativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

SALES, Cibele Alves Cliapadeiro Castro  y  KERBAUY, Rachel Rodrigues. Relato e registro da dor na mama sua relação com variáveis ambientais. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2000, vol.2, n.2, pp. 137-146. ISSN 1517-5545.

A dor na mama ou mastalgia é uma dor crônica, freqüente em mulheres que consultam clínicas de mastologia. É relacionada a várias etiologias, incluindo a emocional. Os trabalhos que sugerem etiologia emocional, não a descrevem ou fazem uma análise funcional. O objetivo deste trabalho foi descrever a dor na mama através de relatos, registros, e visitas a domicílio, quando necessário, para identificar variáveis ambientais relacionadas ao relato de dor. Entrevistou-se 50 mulheres com dor na mama. A dor ocorreu em qualquer período do dia, de um a dez anos, com ou sem atividade física, no trabalho ou lazer, com estados internos considerados desagradáveis pelas participantes. A intensidade da dor levava à emissão de comportamentos de enfrentamento e sugere que a dor é multideterminada. Para várias participantes, o relato de dor pode estar sendo mantido por reforço social. Os instrumentos são sensíveis e complementares, tendo o registro a desvantagem de ser usado em populações de baixa escolaridade.

Palabras clave : dor na mama; entrevista; registro de comportamento e fornecimento de informação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )