SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Relato e registro da dor na mama sua relação com variáveis ambientaisGrupo de ludoterapia comportamental¹ X Grupo de espera recreativo infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MALERBI, Fernando K.; SAVOIA, Mariangela G.  e  BERNIK, Marcio A.. Aderência ao tratamento em fóbicos sociais: um estudo qualitativo. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2000, vol.2, n.2, pp. 147-155. ISSN 1517-5545.

A aderência é um fator importante tanto por influenciar resultados de pesquisas, como para a prática clínica. Durante um estudo sobre Fobia Social, detectou-se uma pobre aderência entre pacientes submetidos a psicoterapia em grupo, tendo os pacientes abandonado a terapia em etapas diferentes. Essa diferença sugeriu a possibilidade de tratar-se de grupos de pacientes com características diferentes entre si, que pudessem motivar esse abandono em etapas diferentes. Pacientes que abandonaram o tratamento antes de sua conclusão foram convocados para uma entrevista que visava à identificação de fatores que poderiam predizer a baixa aderência. Os dados colhidos pelas entrevistas foram categorizados e apontaram fatores comuns: pacientes com antecedentes de baixa aderência, percepção distorcida dos resultados do tratamento e de seu status clínico, falta de motivação para o tratamento e a atribuição dos sintomas à personalidade ao invés de encará-los como uma doença. A partir destas constatações, recomendam-se intervenções terapêuticas no sentido de melhorar a aderência como educar o paciente sobre aspectos de sua doença e do tratamento, fornecer ao paciente indícios objetivos de sua melhora, garantir a motivação dos pacientes e avaliar a aderência ao longo do tratamento de modo a detectar pacientes que poderão abandonar o tratamento.

Palavras-chave : fobia social; aderência; intervenção e psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )