SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Aderência ao tratamento em fóbicos sociais: um estudo qualitativoUma proposta de tratamento em grupo para a depressão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

GUERRELHAS, Fabiana; BUENO, Mariana  y  SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Grupo de ludoterapia comportamental1 X Grupo de espera recreativo infantil. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2000, vol.2, n.2, pp. 157-169. ISSN 1517-5545.

Este texto pretende distinguir dois tipos de grupos infantis realizados na clínica-escola do IPUSP: ludoterapêutico e recreativo. Em ambos, as crianças brincam com estagiários de Psicologia mas somente no segundo elas são treinadas através de brincadeiras a alterarem seus comportamentos inadequados. Discutem-se as razões para existência de tais grupos bem como as particularidades de cada um deles. Conclui-se que a despeito da similaridade de estrutura entre os grupos, seus objetivos distintos determinam seus diferentes resultados: o primeiro diminui a evasão do atendimento psicológico na instituição, enquanto o segundo diminui as taxas de comportamentos inadequados infantis.

Palabras clave : grupos de espera; clínicas-escola; evasão de atendimento e terapia comportamental infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )