SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Grupo de ludoterapia comportamental¹ X Grupo de espera recreativo infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

HERMOLIN, Mareia Kawa; RANGE, Bernard Pimentel  y  PORTO, Patrícia Ribeiro. Uma proposta de tratamento em grupo para a depressão. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2000, vol.2, n.2, pp. 171-179. ISSN 1517-5545.

O presente artigo tem como objetivo descrever os sintomas da depressão, explicar o Modelo Cognitivo, propor um tratamento em grupo e mostrar os resultados obtidos. O tratamento em grupo possui sessões estruturadas e o grupo deve ser composto de quatro a oito pacientes e conduzido por dois terapeutas. O programa de tratamento deve ter em média 12 a 20 sessões. A eficácia do tratamento, neste estudo, foi avaliada pelos escores de Beck de depressão e ansiedade. Foram realizados três grupos que obtiveram resultados iniciais bons, demonstrando que a proposta de tratamento pode ser eficaz, sendo uma solução para lista de espera de pacientes em instituições públicas.

Palabras clave : terapia cognitivo-comportamental; depressão e tratamento em grupo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )