SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Who is afraid of punishment?A comparative analysis of test results os vocabulary, intelligence, equivalence and generalization of reading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

LIMA, Rosa Maria Cecílio de Souza  and  ENUMO, Sônia Regina Fiorini. Encaminhamento genético e seis estressores segundo pais de crianças com suspeita de Fibrose Cística. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2001, vol.3, n.1, pp. 41-55. ISSN 1517-5545.

A relação entre stress e doença crônica tem sido estudada geralmente a partir do diagnóstico médico. Contudo, pode ocorrer antes da identificação da doença, especialmente no encaminhamento para exames genéticos. Pretendeu-se identificar, por entrevista gravada, as dificuldades geradas por esse tipo de encaminhamento em 40 pais de crianças com suspeita de fibrose cística. Destacam-se alguns dos inúmeros estressores gerados pela possibilidade de um diagnóstico positivo. Os pais (56%) já haviam passado por vários profissionais, sendo encaminhados pela rede pública de saúde (55%) na busca de um diagnóstico; o que os tornou mais suscetíveis ao desenvolvimento de respostas de stress. A maioria (62,5%) relatou que não obteve do profissional qualquer informação sobre o procedimento adotado, fato que gerou ansiedade e preocupações no meio familiar (35%). Conclui-se, entre outros aspectos, que a equipe profissional necessita identificar e considerar esses estressores no acompanhamento que oferece às famílias, como suporte social.

Keywords : Fibrose cística; exame genético; stress; impacto psicológico; pais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )