SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Quem tem medo de punição?Uma análise comparativa de resultados em testes de vocabulário, inteligência, equivalência e generalização de leitura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

LIMA, Rosa Maria Cecílio de Souza  y  ENUMO, Sônia Regina Fiorini. Encaminhamento genético e seis estressores segundo pais de crianças com suspeita de Fibrose Cística. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2001, vol.3, n.1, pp. 41-55. ISSN 1517-5545.

A relação entre stress e doença crônica tem sido estudada geralmente a partir do diagnóstico médico. Contudo, pode ocorrer antes da identificação da doença, especialmente no encaminhamento para exames genéticos. Pretendeu-se identificar, por entrevista gravada, as dificuldades geradas por esse tipo de encaminhamento em 40 pais de crianças com suspeita de fibrose cística. Destacam-se alguns dos inúmeros estressores gerados pela possibilidade de um diagnóstico positivo. Os pais (56%) já haviam passado por vários profissionais, sendo encaminhados pela rede pública de saúde (55%) na busca de um diagnóstico; o que os tornou mais suscetíveis ao desenvolvimento de respostas de stress. A maioria (62,5%) relatou que não obteve do profissional qualquer informação sobre o procedimento adotado, fato que gerou ansiedade e preocupações no meio familiar (35%). Conclui-se, entre outros aspectos, que a equipe profissional necessita identificar e considerar esses estressores no acompanhamento que oferece às famílias, como suporte social.

Palabras clave : Fibrose cística; exame genético; stress; impacto psicológico; pais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )