SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Encaminhamento genético e seis estressores segundo pais de crianças com suspeita de Fibrose CísticaComportamento verbal: análise de produção científica nacional publicada no quinquénio 1994 -1998 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

SARAIVA, Leila Zanetti  y  HUBNER, Maria Martha Costa. Uma análise comparativa de resultados em testes de vocabulário, inteligência, equivalência e generalização de leitura. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2001, vol.3, n.1, pp. 57-68. ISSN 1517-5545.

O presente estudo investigou a aquisição e generalização de leitura aü-avés do paradigma de equivalência de Sidman e Tailby (1982) e sua correlação com os desempenhos em testes verbais, tais como os sub-testes verbais do WISC e Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (T.V.I.P.)- Os participantes foram doze crianças, com idade variando de quatro a cinco anos, não alfabetizadas, alunos da pré-escola de uma instituição particular de ensino de São Paulo. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: 1) Grupo Experimental, em que após a aplicação dos testes WISC e Peabody, as crianças passavam por procedimentos de ensino de leitura, testes de equivalência e de generalização de leitura e eram novamente submetidas aos testes WISC e Peabody; 2) Grupo Controle, em que o WISC e Peabody eram aplicados duas vezes, em um intervalo de tempo de dois meses (o mesmo intervalo do Grupo Experimental). No grupo controle os procedimentos de ensino e de testes de leitura não eram aplicados. Cinco dos seis participantes do Grupo Experimental apresentaram um aumento no nível classificatório do Teste WISC. Um dos seis participantes do Grupo Controle apresentou aumento no nível classificatório do Teste WISC. No Teste Peabody, quatro dos seis participantes do Grupo Experimental apresentaram aumento no nível classificatório e no Grupo Controle três decresceram o nível classificatório e três o mantiveram. O presente estudo indicou que o ensino e testes de habilidades relacionados às medidas de testes de inteligência podem mudá-las. Sugere, ainda, a possibilidade de que a emergência de relações de equivalência e de leitura sob controle de unidades menores do que a palavra seja uma condição facilitadora para a melhoria em repertórios verbais.

Palabras clave : Equivalência; aquisição e generalização de leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )