SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Behaviorismo: reflexões acerca da sua epistemologiaTerapia da gagueira em grupo: experiência a partir de um grupo de apoio ao gago índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

DUCHESNE, Mônica. O consenso latino-americano em obesidade. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2001, vol.3, n.2, pp. 19-24. ISSN 1517-5545.

A obesidade é fator de risco para várias patologias e sua prevalência vem aumentando em vários países. Ela foi considerada um grave problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde e diversas modalidades de tratamento têm sido propostas para a obtenção de redução de peso. Esse fato levou à necessidade de sistematizar as estratégias de tratamento da obesidade cujos resultados foram adequadamente testados. Com esta finalidade, foi elaborado o Consenso Latino-Americano em Obesidade, um documento que descreve as estratégias eficazes e éticas que devem ser utilizadas no tratamento do obeso. O objetivo deste artigo é descrever a metodologia utilizada para a elaboração do Consenso Latino-Americano em Obesidade, seu conteúdo e as políticas governamentais que estão sendo desenvolvidas para diminuir a prevalência de obesidade.

Palabras clave : Obesidade; Terapia cognitiva; Terapia comportamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués