SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2O consenso latino-americano em obesidadeSerá o comportamento de procrastinar um problema de saúde? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

GOMES, Maria José Carli  y  SCROCHIO, Érica Ferreira. Terapia da gagueira em grupo: experiência a partir de um grupo de apoio ao gago. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2001, vol.3, n.2, pp. 25-34. ISSN 1517-5545.

Um Grupo de Apoio ao Gago, criado com objetivos de fornecer informações a respeito da gagueira, foi transformado em grupo de terapia a partir das necessidades e interesse de seus participantes. Foi elaborado um programa integrado de atuação fonoaudiológica e psicológica para o tratamento da gagueira. As sessões eram realizadas semanalmente e tinham a duração de 90 minutos. Na atuação fonoaudiológica foram trabalhados aspectos da fala fluente e disfluente, tais como o ritmo, velocidade, organização, inteligibilidade e auto-monitoramento. A atuação psicológica foi conduzida dentro do referencial teórico da terapia comportamental e cognitiva, cujos procedimentos foram realizados com o objetivo de diminuir a ansiedade e a vergonha diante das situações temidas e construir um repertório comportamental mais adaptativo. As autoras analisam a eficácia desse programa, desenvolvido num curto período de tempo e em grupo, sobre a severidade da gagueira dos participantes.

Palabras clave : Gagueira; Terapia em grupo; Grupo de apoio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués