SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Terapia da gagueira em grupo: experiência a partir de um grupo de apoio ao gagoUm exercício de análise funcional: a atuação do psicólogo em grupos de menopausa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

HAMASAKI, Eliana Isabel de Moraes  y  KERBAUY, Rachel Rodrigues. Será o comportamento de procrastinar um problema de saúde?. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2001, vol.3, n.2, pp. 35-40. ISSN 1517-5545.

Considerando a prevenção em saúde problema atual e podendo estar ligado à procrastinação, optou-se por verificar se as pessoas adiam exames e/ou cuidados gerais com a saúde, quais as razões e a opinião destas pessoas a respeito deste tipo de adiamento. Foram entrevistados 31 participantes, com idades de 18 a 67 anos, sendo 16 do sexo feminino e 15 do sexo masculino, com escolaridade a partir do primeiro grau. As questões eram respondidas oralmente e os dados anotados pelo pesquisador. Os resultados demonstram que as razões para adiar exames médicos são, principalmente: outras prioridades; falta de informação e conscientização acerca da prevenção e tempo despendido. Os exames prioritários são os check-ups (obrigatórios ou não) e prevenção do câncer ginecológico. Do total de participantes, 16 assumiram o adiamento. Discute-se que o adiamento para questões de saúde é semelhante ao de hábitos de estudos e da vida cotidiana, com o desencadear das emoções e a necessidade de observação do procrastinar e relato das explicações.

Palabras clave : Procrastinação; Saúde; Prevenção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués