SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Será o comportamento de procrastinar um problema de saúde?Comportamento governado por regras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

SOUZA, Carmen Lúcia  y  MEYER, Sonia Beatriz. Um exercício de análise funcional: a atuação do psicólogo em grupos de menopausa. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2001, vol.3, n.2, pp. 41-49. ISSN 1517-5545.

Este artigo é um exercício de análise do comportamento verbal das participantes de um grupo de menopausa (inclusive da psicóloga responsável pelo grupo). A análise do comportamento verbal foi feita usando-se o modelo da tríplice contingência (antecedente-comportamento-conseqüente). Antes de se chegar a essa análise, três passos foram dados: uma apresentação do que seria análise funcional, uma apresentação do que seriam os grupos de menopausa e uma preparação para a análise funcional de grupos (escolha do comportamento verbal como comportamento de interesse, levantamento da freqüência das verbalizações das participantes, escolha da participação verbal mais frequente a da psicóloga, como Comportamento de interesse e categorização dessa participação). Na última parte do artigo a categoria dar informação, a mais freqüente nas falas da psicóloga, foi analisada em função de seus antecedentes e conseqüentes sendo, então, inserida no modelo da tríplice contingência.

Palabras clave : Análise funcional; Grupos de menopausa; Modelo da tríplice contingência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués