SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Um exercício de análise funcional: a atuação do psicólogo em grupos de menopausa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

MATOS, Maria Amélia. Comportamento governado por regras. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2001, vol.3, n.2, pp. 51-66. ISSN 1517-5545.

Nesta breve revisão de finalidades didáticas, discutem-se algumas questões relacionadas ao comportamento governado por regras. Mostra-se que o comportamento instruído é menos sensível a contingências que o comportamento modelado. Contudo, um comportamento sob controle de contingências pode passar para sob o controle de auto regras. Desempenhos motores complexos e aqueles que envolvem diferenciações sutis são mais eficazmente instalados por instrução mas, à medida que se instalam, passam a ocorrer sem o acompanhamento de regras, podendo ficar totalmente sob controle das contingências, ou seja, regras são úteis para complementar contingências fracas, remotas, ou complexas, assim como em situações de competição entre contingências opostas; porém, na medida em que as contingências se tornam mais fortes (por um controle de estímulo mais eficaz, ou por operações estabelecedoras, etc.) elas eliminam o controle pela regra.

Palabras clave : Regras; Controle instrucional; Comportamento verbal; Comportamento governado verbalmente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués