SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Coping and its relation between anxiety and depression in hypertension womenAn analysis of Skinner’s references from 1930 to 1938 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

KERBAUY, Rachel Rodrigues. Aprendendo a discriminar os sinais de manipulação. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2002, vol.4, n.1, pp. 13-20. ISSN 1517-5545.

Separar o público e o privado pode ser traduzido em discriminar sinais de manipulação que invadem os limites da pessoa e quase obrigam a ações. Falar em manipulação é falar de controle aversivo e do desempenho em presença de um estimulo e não de outro. Em terapia, é necessário verificar se a pessoa emite comportamentos para manipular a si própria, seu terapeuta ou ambos. O critério para aceitar verbalizações e expressões é analisá-las no contexto da sessão e decidir de quem é a motivação ou o ganho de reforçadores, para adotar ou experimentar repertório novo. Não é um jogo de forças. É assegurar, através do controle externo construído pela pessoa, o atingir objetivos escolhidos ligados a reforçadores naturais. Com manipulação, podemos incorrer em reforçadores arbitrários e deixar de ensinar ao cliente como distinguir os estímulos controladores. Na terapia, significa a aprendizagem da habilidade de observação e beneficiar-se por conhecer suas necessidades e não as do controlador.

Keywords : Manipulação; Controle; Reforçamento natural.

        · abstract in English     · text in Portuguese